domingo, 7 de abril de 2013

Antevisão Social


“Jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.” (Cláudio Abramo)

 

Sete de abril é a data representativa para homenagear a profissão de jornalista. Logo seis dias após o dia da mentira? A obsessão do noticiarista beira as raias do verossímil. E este precisa sempre lidar com a desconfiança. A dúvida é amiga inseparável do discernimento, que anda de mãos dadas com a formação do pensamento crítico.

Missão irrevogável de peregrinos da informação. Amantes da notícia e inconfidentes utópicos. Súdita voz do inconformismo. Prece atônita do dono de um dócil apuro em evidências. O jornalismo estimula o olhar sensorial – percepção incomensurável sobre os desígnios coletivos diários – e evoca sintonia crítica ante os prodigiosos manifestos de poder de grandes conglomerados e instituições.

A atividade jornalística é aquela quase dependência da voz de um guru que vai te confessar experiências fabulosas acerca de um passado obscuro ou fascinante. Ainda que isso não passe de um mero e obsoleto acaso. O tempo é o vilão e arquivo seletivo de fatos ao longo de um ciclo.

O bom newspaperman é aquele que ouve diversas partes e refuga de todas. Cismas de editor parecem feridas que deixam de cicatrizar. Coletivos indissolúveis de conhecimento angariado através da retribuição e compensação entrópica entre as partes. Relíquia cínica do saber. Vício da linguagem introduzida à enunciação do discurso em sistema operacional de mídia.

O cotidiano é parte integrante de suas pautas e, por mais inesperadas, as tragédias também se tornam corriqueiras.  Retratos de uma realidade, de uma época. Sejam notícias boas ou ruins, mais do que fatos, se refinam repertório de um imaginário coletivo e formador de opinião pública. O desempenho ganha continuísmo quando se torna responsável pela perpetuação dos acontecimentos na história.

Um comentário:

Filipe Barbosa disse...

Uma pequena homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado todo 07 de abril. Parabéns a nós, editores desse brasilzão!