sábado, 5 de julho de 2008

Os Descaminhos da Juventude

O sujeito pós-moderno vive em uma atmosfera preenchida por atitudes precipitadas e descabidas, que revelam a instabilidade das relações humanas e o isolamento das questões que são levantadas em sociedade. É característica da população brasileira a variedade étnica e cultural, que anuncia suas particularidades com a formação de grupos regionais com a conduta correspondente ao devido lugar de origem. Chamam esses grupos de "tribos", com costumes e condutas independentes, com a devida consideração ao meio em que vivemos e à diversidade a que estamos submetidos.
Com o avanço do processo de Globalização, a aceleração do tempo e dos hábitos tornou o convívio dos homens no espaço familiar bem mais escasso e, assim, destituído de harmonia. Do ponto de vista parcial, a "ausência" das relações dentro de casa permite uma probabilidade de evento de repúdio e discórdia. Sem o diálogo e a atenção, não há entendimento.
Além disso, o enfraquecimento ou a inexistência dos vínculos promovem a retração do indivíduo e a interferência no seu relacionamento com os demais. A partir deste momento, qualquer forma de agressão, seja ela verbal, seja física ou uma simples ameaça, contribui ainda mais para a vulnerabilidade e a privação de cada um.
O desenvolvimento tecnológico e a imposição dos mecanismos de consumo propiciaram uma ampla concorrência entre os setores da economia, comprometendo as condições de vida social, haja vista o crescimento profissional ser um produto da iniciativa, empreendedorismo e vigor. É um aspecto positivo observar a percepção contínua do homem na procura pelo controle do poder.
A incessante busca pelo progresso mostra as diversas maneiras que o ser humano manifesta na apropriação da liderança, expectativa em seus projetos, perspectivas junto à realização de seus propósitos e atividades. Isto consolida a intensidade da resistência no que se refere ao comportamento. O gênero masculino exprime a determinação e a força física, enquanto as mulheres esboçam a sensibilidade e o juízo de valor na submissão à autoridade masculina.
Os surtos de agressividade são conseqüências do despreparo ou fragmentação da família, uma vez que o mundo universalizado promove a competitividade em todos os segmentos de trabalho. As mulheres, em sua grande maioria, passam a ocupar cargos de relevância em seus postos profissionais. A uniformização dos recursos para o entretenimento do povo representa um dos fatores predominantes para a formação de grupos de jovens com interesses e comportamentos distintos, de acordo com os princípios culturais de seus bairros, cidades ou regiões.
Sob o foco dos meios de comunicação de massa, os acontecimentos são apresentados pelos veículos para cada público-alvo como verdadeiros produtos, obstruída a realidade do delito, agressão ou violência contida. É anunciada, inclusive nas instituições de ensino, a contundente reprodução dos fatos como uma constante de normalidade na vida do próximo, distante de sua aceitação, considerado o reflexo para a própria consciência do cidadão para a vida em comunidade.
É necessário ressaltar que a aplicação de regras com o objetivo de disciplina e o respeito à hierarquia nas diferenciadas instituições, tais como, casa, escola, empresas e Igreja, são condições fundamentais para a obtenção de resultados satisfatórios no campo das interações pessoais, definida a contribuição ímpar de cada estrutura psicológica aos contornos da coletividade.

Um comentário:

Tatiane disse...

Engraçado como o longo convívio na área tecnológica e os quase dois anos de faculdade de comunicação social dão objetividade na transposição dos pensamentos em palavras.Li seu texto como se visualizasse os argumentos sendo organizados um a um sob meus olhos,perfeitamente, sem reticências ou espaço para elucubrações,somente a estrutura do raciocínio conciso,sem juízo de valor,meramente constatação precisa da realidade mas, ainda assim capaz de expressar sentimento.Gostei muito.